Nossa História

HISTÓRIA

O povoamento da localidade começou em meados do século XIX, onde pequenos agricultores formaram o pequeno arraial por nome de Mucambo, tempos depois o povoado passou a se chamar Humaitá, seu desenvolvimento teve início em 1894 quando a Estrada de Ferro de Sobral chegava à comunidade, sendo inaugurada na vila uma estação ferroviária em 21 de janeiro de 1925, que proporcionou uma fase bastante próspera para a comunidade, que depois passou a se chamar Pires Ferreira. Uma Curiosidade a ser registrada, é que o então distrito, na década de 60, teria sido elevado a categoria de município, mas logo depois rebaixado, permanecendo como Distrito de Ipu até 1987. Isso aconteceu por ocasião da revolução de 1964, quando foi elevado a categoria de município através da Lei Estadual nº 6.418 de 9 de Julho de 1963, assinado pelo então Governador do Estado do Ceará, Coronel Virgílio Távora. Mas em 14 de Dezembro de 1965, essa elevação a município foi suprimida pela Lei Estadual nº 8.339, quando o então Município de Pires Ferreira voltava a ser Distrito do Município de Ipu. Na década de 80 iniciou-se uma campanha em prol de uma nova emancipação, quando fora realizado um plebiscito, finalmente em 22 de Maio de 1987, através da Lei Estadual de nº 11.325, o distrito de Pires Ferreira tornara-se Município definitivamente. Seu primeiro prefeito foi Antônio Meton Passos Júnior. Segundo prefeito Enoque Rodrigues Mororó e o terceiro prefeito, Francisco das Chagas Torres Júnior (Torrim). Em 2004 o ex-professor Marcos Camelo Marques foi eleito prefeito do município assumindo em 2005 e reeleito em 2008, e após dois mandatos no dia 7 de Outubro de 2012, Marfisa Aguiar foi eleita sua sucessora, tornando-se a primeira mulher a comandar a prefeitura do município, assumindo no dia 1 de Janeiro de 2013..

Gentílico

piresferreirense

Formação Administrativa

O povoamento da localidade começou em meados do século XIX, onde pequenos agricultores formaram o pequeno arraial por nome de Mucambo, tempos depois o povoado passou a se chamar Humaitá, seu desenvolvimento teve início em 1894 quando a Estrada de Ferro de Sobral chegava à comunidade, sendo inaugurada na vila uma estação ferroviária em 21 de janeiro de 1925, que proporcionou uma fase bastante próspera para a comunidade, que depois passou a se chamar Pires Ferreira.

Pontos Turísticos

CACHOEIRAS

Simbolos

CHAPEU

 

NOTÍCIAS MAIS RECENTES

Nosso site utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
Em atendimento a LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018 você poderá utilizar seus direitos e ao navegar concorda com nossa política de privacidade.

Texto original